Pedágios fica mais caros a partir de 1º de julho
Motoristas que utilizam as rodovias concedidas no Estado de São Paulo terão novos valores de pedágio a partir da próxima quarta-feira, 1º de julho. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) homologou o reajuste anual de 4,91% para diversas concessionárias. O aumento faz parte da atualização prevista nos contratos de concessão das rodovias estaduais e passa a valer à 0h de quarta-feira.
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsAppNa região de Sorocaba, no entanto, os usuários das rodovias já convivem com tarifas reajustadas desde março. As concessões da Ecovias Raposo-Castelo e da CCR Rota Sorocabana tiveram aumento de 4,44%, correspondente à variação do IPCA acumulado entre fevereiro de 2025 e janeiro de 2026. Foi o primeiro reajuste anual desde o início das novas concessões, em março de 2025.
Entre os destaques da região está a praça de pedágio da Rodovia Santos Dumont (SP-075), em Indaiatuba, que figura entre as mais caras do Brasil. A tarifa para veículos de passeio passa a ser de R$ 20,30, ocupando a décima posição no ranking nacional.
Free Flow no litoral
A Ecovias Imigrantes também informou que não conseguirá implantar o sistema de pedágio eletrônico Free Flow no Sistema Anchieta-Imigrantes até 1º de julho, como havia sido anunciado anteriormente.
Segundo a concessionária, o adiamento ocorreu porque os testes e o processo de homologação ainda não foram concluídos. A empresa não informou uma nova data para o início da operação.
Quando entrar em funcionamento, o Free Flow substituirá as cabines físicas de pedágio, que serão desativadas mas não demolidas. A cobrança passará a ser feita eletronicamente por meio de pórticos instalados ao longo da rodovia, registrando automaticamente a passagem dos veículos. No Sistema Anchieta-Imigrantes, a tarifa também será dividida entre os dois sentidos da viagem, em vez da cobrança concentrada apenas na descida para o litoral.
