Um dos mais importantes parques de Salto -e por que não, da região-, o Parque Rocha Moutonnée pode ser privatizado. A Prefeitura de Salto não confirma essa intenção, alegando que não está realizando qualquer estudo com os parques municipais. O tema foi levado até o Executivo pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
Durante reunião realizada nesta semana, o Conselho Municipal de Turismo propôs a indicação ao prefeito Laerte Sonsin Jr. (PL), a possibilidade de construir um amplo debate de alternativas para viabilizar o desenvolvimento, ampliação e manutenção do principal atrativo turístico da cidade, o Parque Rocha Moutonnée.
O documento ainda menciona que a cidade como um todo precisa encarar com seriedade a elaboração de políticas públicas que levem a um turismo mais sustentável. “É necessário diretrizes, com processos e possíveis investimentos para preservarmos uma nova realidade que é o crescente turismo”, destaca a ata.
O tema foi colocado em pauta pelo presidente do Conselho e presidente da Associação Comercial de Salto, Wladimir Lara,. A justificativa era de que a Secretaria de Turismo não deveria arcar com os custos de manutenção. A Prefeitura de Salto não informou qual o valor que gasta mensalmente com a manutenção do equipamento turístico.
Vale recordar que o Parque Rocha Moutonnée foi reaberto em setembro de 2023 e, desde então, já atraiu mais de 300 mil visitantes. A reforma durou mais de um ano e houve um de aproximadamente R$ 1,5 milhão.