Febre Amarela: após encontrar animal contaminado, Salto intensifica vacinação
A Prefeitura de Salto confirmou a morte de um sagui com resultado positivo para febre amarela. O animal foi encontrado em via pública e, seguindo o protocolo de vigilância de Epizootias do Ministério da Saúde, passou por necropsia, com amostras enviadas ao Instituto Adolfo Lutz. O exame confirmou a presença da doença.
📲 Participe da nossa lista de transmissão e concorra a prêmios, clique aqui!
Como medida preventiva, o município iniciou ações de saúde pública para evitar o contágio humano. Entre elas estão a intensificação da vacinação e a nebulização no local onde o animal foi localizado, visando eliminar o mosquito transmissor, conforme orientação do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado (GVE).
A vacina contra febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira. Devem se vacinar:
- Pessoas de 6 meses a 59 anos que ainda não receberam a dose;
- Crianças até 5 anos, que precisam de duas doses;
- Quem já recebeu a dose fracionada, podendo agora tomar a dose completa;
- Idosos e gestantes, mediante avaliação médica.
Para a imunização, é necessário apresentar a carteira de vacinação e documento com CPF.
A Secretaria de Saúde reforça que a Vigilância Ativa permite identificar áreas de risco e adotar medidas de prevenção e controle. Até o momento, não há casos confirmados em humanos, apenas o registro do animal infectado.
Febre amarela: o que é e como se transmite
A febre amarela é uma doença grave, mas que pode ser prevenida com vacina. Ela é causada por um vírus transmitido pela picada de mosquitos. Existem dois tipos de transmissão:
- Urbana: quando o mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue) transmite o vírus.
- Silvestre: quando mosquitos que vivem em áreas de mata transmitem o vírus.
No ciclo silvestre, os macacos também são infectados. Eles não transmitem a doença diretamente para o ser humano, mas servem como um alerta: quando um primata morre com febre amarela, significa que o vírus está circulando naquela região.
A febre amarela é de notificação obrigatória. Isso quer dizer que qualquer caso suspeito — seja a morte de um macaco, seja uma pessoa com sintomas — deve ser comunicado imediatamente (em até 24 horas) às autoridades de saúde, para que possam agir rápido e controlar o risco.
(Com informações Prefeitura de Salto e Ministério da Saúde)
