No mês em que é celebrado os 111 anos da imigração japonesa no Brasil, o Museu Cidade de Salto expõe o seu acervo relacionado à cultura japonesa na cidade. A mostra fica em exposição até o dia 30 de agosto, podendo ser visitada de terça à domingo, das 9h às 17h.
Entre os itens em exposição, estão registros de estrangeiros emitidos pela Delegacia de Polícia a partir de um decreto de 1938. Os documentos mostram quem foram os primeiros japoneses que chegaram na cidade de Salto, na década de 1930 e daqueles que vieram após a Segunda Guerra Mundial, sobretudo de lugares como Kunamoto, Okinawa e Osaka.
Os japoneses iniciaram os trabalhos na érea rural, mas ao longo do tempo foram se estabelecendo em outras áreas, contribuindo para a economia local.
Além disso, Salto conta ainda com o Memorial em Homenagem a Imigração Japonesa ao Brasil, inaugurado em junho, ressaltando as famílias de imigrantes que vieram para Salto, com textos, fotos, exposições itinerantes com o apoio da comunidade japonesa saltense, além do Consulado do Japão e diversas Associações Nipônicas.