Salto decreta Estado de Emergência por falta de água
A Prefeitura da Estância Turística de Salto decretou Estado de Emergência no município devido à escassez de recursos hídricos. O decreto municipal nº 325, publicado nesta quarta-feira (31), tem validade de 180 dias e busca evitar o colapso no sistema público de abastecimento de água tratada.
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsAppSegundo o documento, a quantidade e a qualidade da água disponível para captação chegaram a níveis críticos, o que pode comprometer a continuidade do abastecimento e afetar necessidades básicas da população, como higiene e consumo humano.
Com a medida, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está autorizado a adotar ações imediatas para reduzir o consumo e combater o desperdício. Entre as medidas previstas está a possibilidade de redução ou interrupção temporária do fornecimento de água, conforme horários e datas definidos em um plano estratégico que deverá ser amplamente divulgado.
A autarquia já havia divulgado rodizio de água na semana passada, mas leitores do Jornal de Salto disseram que o cronograma não estava funcionando: muitos outros bairros estavam sem abastecimento e os que estavam na lista estavam sem recursos há muito mais tempo.
Dispensa licitação
O decreto também autoriza o SAAE a dispensar licitação para a contratação de obras, serviços e aquisição de equipamentos necessários para enfrentar a situação emergencial, respeitando a legislação vigente.
Além disso, o abastecimento de água por meios alternativos deverá ser garantido em hospitais, unidades de saúde, escolas, creches e demais serviços essenciais que possam ser afetados.
Durante o período de vigência do decreto, a Prefeitura e o SAAE irão manter campanhas educativas para orientar a população sobre o uso racional e consciente da água, reforçando a importância da economia e do combate ao desperdício.
Reunião Prefeitura
Na tarde desta terça-feira, o prefeito Geraldo Garcia se reuniu com alguns vereadores para falar de ações. A reunião acontece após vereadores irem, na segunda-feira, até o Saae e verem que ninguém da gestão estava no local e apenas uma funcionária atendida ao disque 0800.
Durante a reunião, o prefeito anunciou ainda a contratação imediata de reforço na distribuição de água por meio da contratação de mais 15 caminhões-pipa.
Outro ponto abordado foi o reforço no atendimento do serviço 0800 do SAAE, que receberá ampliação de equipe e estrutura.
Também foi anunciado que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pedra Branca, por meio de containers, iniciará parte de suas operações já no começo do ano, passando a captar água do Córrego Conceição.
