Política

Presidente do Legislativo Saltense, Clayton Bispo, quer que eleitores participem de projetos

O Jornal de Salto entrevistou ao presidente do Legislativo Saltense, Clayton Bispo (Progressistas), que falou sobre seu primeiro mandato, como vereador e presidente, e sobre o projeto que abre a Câmara para que cidadãos participem, online, de projetos, e deem sugestões de melhorias.

📲
Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!

Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.

👉 Entrar no grupo do WhatsApp

Confira a entrevista:

Quando você é chamado de presidente, você se sente mais Lula ou Bolsonaro?
— Nossa, nenhum dos dois… tudo que é extremo faz mal. Essa briga não é nossa. Eu não vejo ninguém brigando pelo povo, é sempre uma disputa entre esquerda e direita.

Você seria a favor de uma anistia?
— Não. Quem errou tem que pagar. Se não punirmos a direita, como iremos punir a esquerda? Se amanhã o Lula perder as eleições e quiserem quebrar tudo… precisa existir responsabilidade.

Você é muito jovem…
— Tenho 37 anos, sou o presidente mais jovem da história da Câmara de Salto e o primeiro a assumir no primeiro mandato. Continuarei na presidência até o final de 2026, mas não tenho direito à reeleição.

Quais as principais dificuldades como vereador e como presidente?
— Como vereador, a dificuldade foi perceber que tudo é mais demorado. De fora parece que ninguém faz nada, mas, na prática, o processo é lento e burocrático, o que frustra bastante.
— Já como presidente, eu não mando sozinho, dependo da mesa diretora e dos demais vereadores. Na minha vida privada administro um supermercado e um restaurante, então estou acostumado a resolver rápido. Aqui, para trocar um bebedouro, por exemplo, demoramos três meses.

Quais projetos destacaria?
— Apesar de meu pai já ter sido vereador, sempre achei a Câmara muito distante da população. Quero mudar isso: estamos convidando Conselhos e Associações, além de abrir um espaço online para que a população participe, sugira projetos e acompanhe de perto o Legislativo.
— Também promovemos debates mensais sobre temas importantes. Neste mês, o assunto é mobilidade urbana, com foco no pedestre, cadeirante e ciclista.

E a questão da SP-75?
— Estamos batalhando para abrir uma frente parlamentar em Brasília. O deputado federal Maurício Neves, do meu partido, é presidente da Comissão de Viação e Transporte Nacional e comprou essa briga conosco.

Sobre a nova sede da Câmara…
— Quando assumimos, estava tudo pronto para assinar a construção de um novo prédio. Mas a mesa diretora entendeu que não era prioridade gastar com isso. O dinheiro foi destinado para a Prefeitura pagar dívidas, inclusive com a empresa de coleta de lixo — havia risco de colapso no setor.
— Além disso, o projeto não teve participação popular e previa demolir um prédio na Rua Barão do Rio Branco, o que geraria ainda mais custos. Eu sonho com uma sede mais ampla e receptiva, mas, se for para escolher, prefiro que o recurso seja usado em um hospital.

Como está a relação entre a Câmara e a Prefeitura?
— Hoje a Câmara é bem independente, não temos base de apoio ao prefeito. Há união entre os vereadores, que analisam caso a caso. Eu mesmo já votei contra projetos do Executivo.

E as verbas para Salto? O que acha do governo Geraldo?
— O prefeito começou com uma dívida enorme, inclusive com protestos da CPFL. Ainda restam duas parcelas de R$ 17 milhões da dívida com a CSO. O dinheiro que seria usado para a nova Câmara foi destinado a pagar a coleta de lixo.
— O Geraldo tem se dedicado, mas avalio o governo como regular, ainda precisa melhorar.

Quais os principais problemas relatados pela população?
— Como meu número de celular é o mesmo há dez anos, recebo muitas mensagens. A maioria reclama de abastecimento de água, falta de medicamentos nas UBS e melhorias no hospital. Acredito que a conclusão da ETA Barnabé vai ajudar bastante, assim como os avanços na Represa e no sistema Jundiaí….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!