O Governo do Estado de São Paulo entregou, nesta sexta-feira (14), a 41ª unidade do Programa Creche Escola desde o início da gestão, em 2023.
A nova Unidade de Educação Infantil Professora Macilene Regina Venâncio Macoggi, em Salto, atenderá 130 crianças de 0 a 5 anos de idade, com aulas que devem ter início no começo do próximo semestre.
O Estado foi representado na entrega pelo vice-governador Felicio Ramuth, pelo secretário da Educação, Renato Feder, pelo presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) — órgão responsável pelas obras da pasta — Jean Pierre Neto, e pelo dirigente regional de ensino de Itu, professor Fabio Alexandre da Conceição. O prefeito de Salto, Laerte Sonsin Júnior, também esteve presente na inauguração, assim como os familiares da professora homenageada com o nome da creche.
Com investimento de R$ 3,9 milhões, a construção foi custeada pela Educação, em parceria com a prefeitura.
A nova edificação escolar tem capacidade para atender 130 crianças de 0 a 5 anos de idade. A partir do segundo semestre, frequentarão a creche as crianças de até 3 anos de idade e o atendimento será expandido para a pré-escola em 2025.
“Para nós, a oportunidade de creche é ser justo, é fazer justiça. Porque cabe a nós, do poder público, garantir que todas as nossas crianças saiam da mesma linha de largada para a vida. Não é justo que algumas comecem passos atrás do que outras porque não tiveram a oportunidade de fazer uma creche. Quando a gente entrega uma creche a gente está fazendo justiça, garantindo que todas saiam na mesma linha de largada nessa jornada da vida”, discursou Ramuth.
A creche Professora Macilene Regina Venâncio Macoggi conta com 25 ambientes, sendo sete espaços pedagógicos e três destinados à administração, e foi instalada em um terreno de 3.713 metros quadrados com 813,78 metros quadrados de construção. Um total de 20 profissionais atuarão na unidade de ensino.