A Deputada Estadual Delegada Graciela (PL) encaminhou ao governador Tarcísio de Freitas uma indicação para que a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo implante uma Sala DDM 24 horas para atendimento de mulheres em situação de violência em Delegacia de Polícia do município de Salto.
As salas DDMs são um ambiente específico para acolher vítimas de violência de gênero. Por videoconferência, a mulher é atendida por uma equipe especializada da Delegacia da Defesa da Mulher a qualquer hora do dia. A vítima pode decidir se quer ser atendida por um delegado que esteja no plantão comum ou em uma sala mais reservada.
Na indicação, a deputada cita o aumento do número de mulheres vítimas de violência e a necessidade de um atendimento reservado e para as mulheres. Em 2023, as salas DDM 24h foram responsáveis pelo registro de mais de 2 mil boletins de ocorrência, com pedidos de cerca de 1,6 mil medidas protetivas.
Outra opção é a DDM Online, que também funciona 24 horas por dia. Para acessar uma DDM online, basta acessar a delegacia eletrônica. Por meio da DDM Online, é possível registrar ocorrências a partir de qualquer dispositivo conectado à internet sem sair de casa. Além de registrar o boletim online, as vítimas também podem solicitar medidas protetivas.
As DDMs são serviços especializados que contam com equipes treinadas para o atendimento a mulheres, mas qualquer delegacia da Polícia Civil está apta a receber e atender as vítimas, assim como o serviço 190 da Polícia Militar.