Política

Vendaval expôs falta de ação da Prefeitura e gera cobrança de vereadores

O vendaval que atingiu a cidade de Salto na tarde de segunda-feira (22) deixou marcas em toda a cidade, algumas delas ainda presentes no cotidiano da população. Muitas árvores seguem caídas, houve falta de energia por muitas horas em diversos bairros, e a distribuição de água foi afetada.

📲 Participe da nossa lista de transmissão e concorra a prêmios, clique aqui!

Além de lamentar os prejuízos, os vereadores aproveitaram a oportunidade durante a sessão de terça-feira (23) para cobrar um plano preventivo do Executivo. No Jardim Santa Cruz, duas árvores atingiram o centro comunitário do bairro e destruíram parte do muro. A situação poderia ter sido evitada, já que há indicações de vereadores pedindo a retirada por estarem podres. No mesmo bairro, outra árvore atingiu uma moradora. “No Jardim Santa Cruz uma árvore atingiu uma moradora que sofreu escoriações. Sorte que não aconteceu nada grave. É uma situação que, se temos um planejamento, podemos evitar esses acidentes”, destacou a Dra. Grazi (PSB).

Para o presidente Clayton Bispo (PP), por se tratar de um desastre natural, é difícil apontar culpados, porém, a situação pode ser utilizada como aprendizado para que danos sejam minimizados em outras oportunidades. “Fica difícil culpar alguém, mas conforme alguns vereadores, podemos aproveitar esse momento e dar atenção à população. Que o engenheiro de meio ambiente faça as avaliações e tenha uma resposta rápida para a população”, afirmou.

Outro local atingido foi o Hospital Municipal. De acordo com o vereador Chell Oliveira (PT), o local foi parcialmente destelhado, justamente após a troca do telhado, o que gerou questionamento pelo parlamentar. “Eu soube que uma parte do telhado do hospital caiu e se criou um plano de emergência para remover pacientes internados para outros hospital e não receber nenhum paciente para internação. Eu falo sobre isso porque nosso mandato conseguiu 300 mil reais para a troca do telhado do hospital e o secretário falou que já trocou. Não conseguimos subir para ver se a telha é nova ou não, mas precisamos de transparência para saber se o recurso foi utilizado”

Projetos

Na sessão de terça-feira (23), a Câmara de Salto aprovou dois projetos. O PL 53/2025 cria o Programa “Mulher Viva”, que visa promover o bem-estar, proteção e autonomia das mulheres, desde o combate à violência até o acesso à direitos fundamentais.

Já o PL 60/2025 institui o Programa “Novos Olhares, Ouvidos Atentos”, de atenção à saúde visual e auditiva de estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino de Salto. Esse programa tem como objetivo a identificação precoce de necessidades visuais e auditivas e a garantia de exames especializados e gratuitos.

Artesãos

A presidente da Associação Salto Arte, Géssica Salles Martins, fez o uso da Tribuna Livre para apresentar a nova diretoria da associação e os projetos no ano de 2025. A presidente pediu apoio aos vereadores para melhorar a estrutura e estimular ainda mais os artesãos locais, sobretudo após terem as barracas atingidas pelo temporal da tarde de segunda-feira (22). Géssica ainda destacou o fato de o espaço dos artesãos receber cerca de 20 mil visitantes por mês, fomentando o turismo na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!