Segundo dados do Censo 2022 divulgados nesta semana, o Brasil conta com 12.348 favelas e comunidades urbanas, onde vivem mais de 16 milhões de pessoas. Os grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro concentrma a maioria das favelas do país, o que não significa que elas não estejam espalhadas por todo o território nacional.
Em Salto, o levantamento do Censo apontou que existe uma única favela, no Jardim Marília III, onde residem 335 pessoas, o equivalente a 0,25% da população saltense. Mais da metade dos moradores se consideram pardos, enquanto 33% se consideram brancos. Apenas 15% dos moradores se consideram negros nessa moradiras.
A favela conta com 131 domicílios que contam, em sua totalidade com infraestrutura. Todos os domicílios possuem conexão à rede de esgoto, abastecimento de água pela rede, banheiro exclusivo e coleta de lixo. Algo que outras moradias não dispõem. Para se ter uma ideia, 6% dos municípios fora da favela não possuem conexão à rede de esgoto.
Outro dado importante é que aa idade média dos moradores da favela é de 24 anos. Das 335 pessoas que vivem na ocupação do Jardim Marília, quase 40 possuem 60 anos ou mais.
O IBGE pesquisa as Favelas e Comunidades Urbanas desde 1950 e vem aprimorando a abordagem deste tema nos censos demográficos. Há uma dificuldade inerente para dimensionar esses territórios que são muito dinâmicos e, em grade parte, não têm limites oficialmente estabelecidos ou domicílios cadastrados.
Para conferir todos os detalhes do levantamento, basta acessar o site.