O prefeito eleito Herculano Passos realizou uma reunião, na noite desta quarta-feira (13), para falar sobre a implantação do Centro de Oncologia Amaral Carvalho em Itu. Estiveram presentes vereadores eleitos, autoridades, profissionais da Saúde e imprensa.
O projeto original previa a construção de um prédio, ao lado do hospital da Unimed, mas foi agilizado e o prédio do antigo PAM do Parque Industrial, atualmente Ambulatório de Especialidades Médicas, será adaptado para começar o projeto já nos próximos meses.
Na reunião, um dos responsáveis pela Relações Institucionais e Governamentais do hospital, Régio Machado Bertoldo, explicou que moradores de 47 cidades da região poderão ser atendidas em Itu, evitando viajar até Jaú para o tratamento. Ele também falou sobre prazos para toda a implantação do projeto.
“O tratamento de radioterapia exige construção de infraestrutura própria, com investimentos também maiores, então nós vamos começar com assistência ambulatorial, quimioterapia, assistência complementares, como nutrição, e assistência psicossocial. Este primeiro atendimento deve acontecer daqui a seis meses”, explicou.
O Centro de tratamento com Unidade de Radioterapia e pequenas cirurgias está previsto para 2027.
Peito Seguro
A moradora de Salto Maria Aparecida Garcia está em tratamento no Hospital Amaral Carvalho desde 2023, e esteve na reunião. “Jaú e muito longe, e o tratamento oncológico é demorado, doloroso e cansativo. Facilitar tudo isso, fazendo com que a gente fique mais perto, e não precisa viajar três horas com mal-estar, é extremamente importante, e vai beneficiar todos os pacientes da região”.
Com amigos, ela criou em janeiro deste ano, o Grupo Peito Seguro, para oferecer suporte para pessoas em tratamento de câncer de mama pelo SUS (Sistema Único de Saúde), com a distribuição de sutiãs pós-cirúrgicos, além de mantas, gorros, meias e turbantes.
Para saber mais, acesse o Instagram do grupo.