No dia 4 de janeiro de 2024, centenas de pessoas começaram a se inscrever para o Concurso Público de Indaiatuba, e pagaram taxas entre R$ 32 a R$ 83. No início do ano, a esperança era conseguir uma das 116 vagas distribuídas em 58 cargos.
Um ano depois, a prova continua suspensa, e mais de 21 mil pessoas aguardam a chance de tentarem uma vaga no serviço público.
O Ministério Público, na ocasião do cancelamento, em março daquele ano, explicou que, em 2022, a Prefeitura realizou um concurso com a mesma empresa, o Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo, e que houve “relato de diversas irregularidades na aplicação da última prova e dos indícios de fraude em razão da aprovação de candidatos que eram servidores comissionados.”
Houve relato ainda de que candidatos usaram celular e consultaram rascunho, além de haver malotes de provas não lacrados.
As denúncias acabaram sendo arquivadas, por falta de provas, mas levaram o promotor Michel Betenjane Romano a instaurar inquérito civil antes que as provas ocorram para evitar quaisquer irregularidades.
O promotor pediu uma série de informações para a Prefeitura de Indaiatuba e também para a empresa Nosso Rumo. Após isto, testemunhas seriam ouvidas.
Atualmente, o caso está sob sigilo e não pode ser consultado. Questionado, o Ministério Público responde que “o processo foi encerrado e agora cabe ao Judiciário decidir”, sem fornecer mais detalhes.