Salto registrou 28 queimadas em agosto
A cidade de Salto registrou 28 queimadas apenas em agosto. Na madrugada de domingo (31), um incêndio de grandes proporções tomou conta de uma área de mato no bairro Vila Martins, em Salto, chegando próximo às casas populares e deixando moradores em estado de alerta.
📲 Participe da nossa lista de transmissão e concorra a prêmios, clique aqui!
O fogo começou por volta das 3h da manhã e só foi controlado no início da tarde, graças à atuação da Defesa Civil (Márcio e Pedro) e do Corpo de Bombeiros (Sgt. Bueno e equipe).
Ao todo, 200 mil m² foram destruídos, atingindo inclusive parte de uma Área de Preservação Permanente (APP) e um canavial. O prejuízo ambiental é enorme: animais mortos, vegetação comprometida e qualidade do ar ainda mais afetada.
O jornalista Édy Rodrigues acompanhou de perto as queimadas no município e presenciou a tragédia ambiental que é cada trecho consumido pelas chamas. “O vento carregou não apenas a fumaça, mas também um grito silencioso da natureza queimada, dos animais que perderam seu lar e da esperança que se apaga a cada incêndio. Queimada não é apenas fogo no mato — é a destruição do que nos sustenta, é crime contra a vida, é um ataque ao futuro de todos nós, pois o meio ambiente é parte de nós mesmos”, destaca.
Fotos e texto: Édy Rodrigues/Cortesia para o Jornal de Salto
