Salto recebe 2º Encontro sobre TEA com foco em inclusão e educação
Salto será palco, nesta quinta-feira, 9 de outubro, do 2º Encontro sobre TEA – Transtorno do Espectro Autista, uma iniciativa que busca promover conhecimento e sensibilização sobre o tema. O evento ocorrerá na Sala Palma de Ouro, localizada na Rua Prudente de Moraes, 580, Centro, e é aberto a servidores públicos, conselheiros municipais, comunidade em geral e todos que se interessarem pelo assunto.
📲 Participe da nossa lista de transmissão e concorra a prêmios, clique aqui!
Com o lema “Aprender e compreender é o melhor caminho para a inclusão”, o encontro contará com palestras, debates e atividades voltadas à formação e atualização sobre autismo e educação inclusiva.
Programação
O credenciamento e coffee acontecerão das 17h às 18h, seguido da abertura oficial. Em seguida, das 18h10 às 20h10, a psicóloga Paula Ayub (foto) conduzirá a palestra “Comportamentos Disruptivos em TEA”, trazendo experiências práticas e estudos voltados à atuação com pessoas no espectro autista.
Das 20h20 às 21h50, será a vez da psicóloga Simone Ferreira apresentar a palestra “Educação Inclusiva e seus obstáculos”, abordando estratégias pedagógicas e desafios da inclusão em diferentes contextos educacionais. O evento será encerrado às 22h.
Sobre as palestrantes
Paula Ayub é terapeuta familiar formada pela PUC-SP, com formação internacional em Práticas Colaborativas. Fundadora do Centro de Convivência “Movimento”, voltado a autistas com níveis de suporte 2 e 3, Paula também é co-idealizadora do projeto Socializando, que trabalha habilidades sociais de jovens atípicos, e atua na prevenção da violência contra pessoas com deficiência. É membro de grupos de trabalho sobre TEA e inclusão no CRP-SP e na Secretaria da Pessoa com Deficiência de São Paulo, além de autora de artigos, livros e colunista no Canal Autismo.
Simone Ferreira é psicóloga especializada em Psicologia Educacional e Análise do Comportamento Aplicada, com foco em transtornos do desenvolvimento, diagnóstico diferencial e intervenção precoce em autismo. Atua como supervisora clínica, consultora e palestrante, coordenando cursos de pós-graduação na AVM – Cândido Mendes e no CBI of Miami. É diretora no SCI FERREIRA – Centro de Atendimento em Psicopedagogia e possui formação em diversos modelos de intervenção, como DENVER, JASPER, SPACE, RUBI-PT, VB-MAPP e Bayley III.
Realização
O encontro é promovido pelo Aproximar – Centro de Educação Especial, Instituto Zoom e Índice Expert – Diagnósticos e Terapias para Transtornos do Neurodesenvolvimento.
A iniciativa reforça a importância da informação, compreensão e prática inclusiva, incentivando que servidores, profissionais da educação e a comunidade em geral se engajem no tema e contribuam para uma sociedade mais inclusiva.