Polícia Civil apreende pássaros em Salto
Na quinta-feira, a Polícia Civil de Salto, após receber informações sobre a possível manutenção irregular de aves silvestres em uma residência localizada no Jardim Itaguaçu, deslocou-se até o endereço indicado para averiguação dos fatos.
No local, ainda pela garagem, os policiais visualizaram diversas gaiolas contendo diferentes espécies de aves, entre elas exemplares nativos da fauna brasileira.
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsAppO proprietário do imóvel foi chamado pelos agentes e, ao ser questionado, informou ser aposentado e relatou que, em razão da presença frequente de pássaros nas imediações de sua residência, passou a capturá-los com o uso de arapucas, mantendo-os em gaiolas. Alegou que o fazia apenas por gostar das aves, afirmando desconhecer que se tratava de espécies nativas e a ilicitude da conduta, bem como declarou não realizar comércio dos animais.
As aves foram apreendidas e encaminhadas à Delegacia de Polícia, onde um médico realizou a identificação dos animais, reconhecendo, entre os apreendidos, cinco canários-da-terra, um bigodinho macho, dois colerinhas machos e um cravina macho, todos considerados espécies nativas. Também foram identificados seis canários-belgas, espécies exóticas de criação permitida, que foram devidamente restituídos ao proprietário. Uma arapuca utilizada para a captura dos pássaros também foi localizada e apreendida.
Foi feito contato com o biólogo responsável pelo Núcleo da Floresta – Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, que aceitou ficar como fiel depositário das aves silvestres apreendidas, as quais serão submetidas aos cuidados necessários antes da destinação adequada.
