Nova vacina para gestantes deve chegar em Salto nesta semana
A cidade de Salto deverá receber, ainda nesta semana, a nova vacina disponibilizada pelo SUS para gestantes. O Ministério da Saúde iniciou, neste mês, a distribuição nacional da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A imunização, ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez e tem como objetivo reduzir casos de bronquiolite em recém-nascidos — principal causa de morte entre crianças de até 12 meses no Brasil.
📲 Participe da nossa lista de transmissão e concorra a prêmios, clique aqui!
A oferta do imunizante na rede pública foi viabilizada por meio de um acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório produtor, garantindo a transferência de tecnologia ao país. Na rede privada, a vacina pode custar até R$ 1,5 mil.
Importância da vacinação
O VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos episódios de pneumonia em crianças menores de dois anos. A vacinação materna oferece proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo significativamente o risco de hospitalizações.
Em 2025, até 22 de novembro, o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por VSR e mais de 35,5 mil internações de crianças menores de 2 anos devido à infecção.
Quem deve se vacinar?
O grupo prioritário é formado por todas as gestantes a partir da 28ª semana de gestação. A eficácia da estratégia foi comprovada pelo Estudo Matisse, que demonstrou 81,8% de eficácia na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos bebês durante os primeiros 90 dias após o nascimento.
A Prefeitura de Salto deve divulgar nos próximos dias o cronograma e os locais de vacinação.
Foto: Ministério da Saúde
