Na tarde de segunda-feira (14), um homem em surto foi detido pela Guarda Civil Municipal de Salto após causar danos a veículos no centro da cidade. O caso foi registrado na Rua Itapiru, por volta das 16h45, e mobilizou equipes da GCM e da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).
📲 Participe da nossa lista de transmissão e concorra a prêmios, clique aqui!
Segundo o boletim de ocorrência, o homem, de 28 anos, estava em surto e teria quebrado retrovisores de pelo menos três veículos usando pedras. Ao perceber a aproximação da guarnição, ele tentou fugir, correndo na contramão da via pública.
Na tentativa de contê-lo, os agentes relataram que o autor apresentava comportamento extremamente agitado e agressivo, sendo necessário o uso de gás lacrimogêneo. Mesmo assim, o indivíduo continuou resistindo. O uso do equipamento de eletrochoque Spark (cartucho laranja) também foi necessário para conter e algemar o autor, que só obedeceu após a descarga elétrica.
Após a detenção, elefoi encaminhado ao Pronto-Socorro do Hospital Mont Serrat para atendimento médico e, em seguida, levado ao Plantão Policial de Itu.
As vítimas, duas mulheres que presenciaram o surto, informaram que o autor sofre de transtornos mentais e, por isso, optaram por não representar criminalmente neste momento. Elas se colocaram à disposição para eventuais providências futuras.
A Polícia Civil registrou o caso como dano consumado. Segundo o boletim, devido ao estado de surto e ao histórico de transtornos mentais severos, o autor não foi ouvido. A autoridade policial orientou as vítimas sobre o prazo de seis meses para eventual apresentação de queixa-crime.
O caso segue em apuração.
Foto: Arquivo/ilustrativa