O Inevat (Instituto de Estudos Vale do Tietê) e a Frente de Entidades de Cultura Raiz Italiana de Salto celebram o Dia do Rio Tietê, comemorado em 22 de setembro, com uma mesa redonda a ser realizada no Museu da Cidade de Salto Ettore Liberalesso. O evento será no sábado (21), a partir das 9h e a participação é gratuita.
Serão discutidos vários temas durante o debate, em especial a situação hídrica da cidade e também os problemas ambientais que o rio enfrenta. O “Salto – Cidade Entre Rios” deverá explanar sobre as condições geográficas e as estruturas hidráulicas do rio e a importância histórica do rio para a comunidade local.
Segundo o programa de monitoramento da Fundação SOS Mata Atlântica, o Rio Tietê apresentou em 2024 uma piora na mancha de poluição. São 47 quilômetros a mais de poluição, em comparação à 2023. Dos 576 kms analisados, 207 kms possuem água imprópria para o uso.
Em Salto, dos quatro pontos de monitoramento, um apresentou qualidade da água “Boa”, no ponto de monitoramento do Rio Piray. Nos outros três pontos, sendo um no próprio Rio Tietê e 2 no Rio Jundiaí, a qualidade da água foi classificada como “Regular”.