A Justiça Eleitora indeferiu a candidatura de 23 candidatos a vereadores na cidade de Salto. O número representa quase 10% dos candidatos que concorrem à eleição em 2024.
Dos 23 candidatos, 22 tiveram a candidatura indeferida por não atenderem um requisito formal da candidatura. São eles: Poliana Queiroz, Roberta Rastafari, José Luis, Ruby Bergamini, Amanda Pianucci, Ricardo Parra, Dino Melo, Izidio Toinho, Matheus Reis, Gilson Herreira e Lucas Lúcio, todos do Avante; Clodoaldo da Saúde, Juliana Leopoldino Sala, Ana Célia, Célia Cunha, Denise Ramos, Elson Nenê, Alexandre Avante Vagas e Willian Mollemberg, do PSD; além de Marcelo do Nair Maria (PRTB), e Ingrid Camargo e Leia Gomes (Solidariedade). Já o candidato João Luis S S José (PL) teve sua candidatura indeferida por ausência de quitação eleitoral.
Os partidos Avante e PSD, que tiveram, somados, 19 candidaturas indeferidas, fazem parte da coligação que apoia o candidato Vinicius Saudino. A coligação informou que as candidaturas foram indeferidas em função da falta de apresentação de documentos pessoais e/ou certidões exigidas de alguns dos candidatos, mas a coordenação da campanha já destituiu a advogada até então responsável e irá regularizar a documentação faltante dos candidatos, sem que haja prejuízo às suas candidaturas.
Os representantes do PRTB, do Solidariedade e do PL não responderam ao Jornal de Salto até a publicação desta reportagem.