Neste domingo (25), a partir das 9h30, acontece na Casa da Memória Negra de Salto (SP) o Sarau Café com Pretos, em edição especial de Dia das Mães, que foi celebrado em 11 de maio.
Será um encontro de gerações, afeto, memória e resistência, onde será celebrada a força das mulheres negras e suas histórias com muita arte, cultura e ancestralidade, em um espaço coletivo de acolhimento, escuta e inspiração. A entrada é franca.
Entre as atrações desta edição, destaque para a inauguração da exposição “Fios do Passado”, uma parceria da fotógrafa Pola Fernandez, a cineasta Lilian Solá Santiago e Grupo Nyotas que ficará em cartaz até o dia 27 de junho. A exposição apresenta trabalhos artísticos em fotografias bordadas impressas sobre tecido, resultantes de oficinas realizadas pelo Grupo de Mulheres Negras Saltenses Nyotas. Durante o projeto, foram realizados retratos fotográficos de cada uma dessas mulheres.
Cada participante escolheu a sua foto para que posteriormente fosse impressa em tecido, para ser bordada com as suas memórias. As imagens, então, sofreram a interferência das participantes do grupo, de forma criativa, com as técnicas do bordado e colagem, buscando neste processo estabelecer uma conexão entre as memórias ancestrais e sua realidade atual. As memórias desses encontros foram registradas no curta-metragem “Mulheres Bordadas, Fios do Passado”, de Lilian Solá Santiago, como documento de preservação da história.
Além disso, o Sarau Café com Pretos terá samba com Veruska Nascimento, momento poético em homenagem às mães, microfone aberto, homenagem à Maria dos Santos e apresentação e vivência de jongo com Jociara Souza e o grupo Filhos da Semente. A organização pede que os participantes levem uma contribuição para o café da manhã coletivo, para juntos celebrar a cultura negra saltense em um momento de partilha e conexão.
Sobre o sarau
Desde 2019, o Sarau Café com Pretos tem sido um espaço de cultura, resistência e comunidade. Além do tradicional café coletivo, são realizadas apresentações culturais. O Sarau representa a ativação da exposição multimídia Casa da Memória Negra, instalada no Museu da Cidade de Salto desde 2016 e idealizada pela documentarista, pesquisadora e professora de cinema Lilian Solá Santiago, com participação da historiadora saltense Claudete Nogueira.
O projeto é uma realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura. A produção é de Do corpo ao conto e Terra Firme Digital, com apoio da Prefeitura da Estância Turística de Salto.
SERVIÇO:
Sarau Café com Pretos – Especial Dia das Mães
Quando: Domingo (25/05), a partir das 9h30
Onde: Casa da Memória Negra de Salto (SP), localizada no Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” (Rua José Galvão, 104, Centro)
Mais informações: Instagram (@saraucafecompretos)
1 Comentário
[…] Fonte: Jornaldesalto.com.br […]