Cidade

Remédios de alto custo atrasam e preocupam pacientes em Itu e Salto

Moradores de Itu e Salto têm enfrentado atrasos constantes na entrega de medicamentos de alto custo distribuídos pelos municípios.

📲 Participe da nossa lista de transmissão e concorra a prêmios, clique aqui!

Em Itu, por exemplo, remédios que deveriam ter sido entregues em 24 de outubro chegaram apenas no dia 3 de novembro. Com isso, pacientes que seriam atendidos em dias diferentes acabam sendo recebidos no mesmo dia, provocando longas filas e mais demora no atendimento — transtorno tanto para os atendidos quanto para os profissionais.

A interrupção do tratamento, mesmo que por poucos dias, pode afetar diretamente os resultados médicos. Apesar das reclamações, as prefeituras atuam apenas como intermediárias entre a Diretoria Regional de Saúde (DRS) e os pacientes, sem autonomia sobre o estoque ou o cronograma de distribuição. O repasse é feito conforme o agendamento e a disponibilidade informados pela DRS de Sorocaba.

A Secretaria Municipal de Saúde de Salto informou que os atrasos têm ocorrido devido a falhas no sistema Medex da DRS XVI (Diretoria Regional de Saúde de Sorocaba). “Essa situação vem se repetindo com certa frequência nos últimos três meses, gerando transtornos e reclamações por parte dos pacientes, que necessitam dessa assistência para manter o seu tratamento de saúde”, explicou a pasta.

Em nota, a Prefeitura de Salto afirmou ainda que “reforça o compromisso em manter a população informada e continuar acompanhando de perto a situação, cobrando soluções junto aos órgãos responsáveis para que o fornecimento seja normalizado o mais breve possível”.

Já a Prefeitura de Itu se limitou a dizer que “a Secretaria de Saúde de Itu está em constante contato com a equipe do Governo do Estado para que os ajustes sejam feitos o mais rápido possível.”

O Governo do Estado informou apenas que “os medicamentos atrasados de outubro já foram entregues”.

Foto: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!