A Prefeitura da Estância Turística de Salto, por meio da Secretaria de Turismo, inaugurou no dia 29 de Junho o Espaço do Artesão e o Memorial em Homenagem à Imigração Japonesa. O evento, realizado na Praça Archimedes Lammoglia, contou com a presença de autoridades, moradores e apresentações culturais.
Durante a cerimônia, diversas obras de revitalização do local foram entregues. Entre as novidades, destacam-se o Espaço do Artesão, destinado à exposição e vendas de artesanato local, a Calçada da Fama, que homenageia artistas saltenses, e o Memorial em Homenagem à Imigração Japonesa ao Brasil.
O Jardim Tropical foi revitalizado e segue com o projeto original do arquiteto João Walter Toscano de 1963 e novas áreas para atrair turistas foram integradas ao espaço. A Calçada da Fama, que celebra figuras como Anselmo Duarte, J Silvestre, Maestro Gaó e Lydia Dotta, é uma das principais atrações.
Um Espaço Leitura foi criado como um local de relaxamento no jardim e o Espaço Italiano celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil. A Ilha dos Amores, com a Ponte do Amor Eterno, oferece um ar romântico, complementado por um deck com vista para a cachoeira.
O novo Espaço do Artesão, uma reivindicação antiga, agora oferece um local climatizado para exposição e venda de artesanatos, além de uma cafeteria que serve bebidas e a tradicional empada frita.
Outras melhorias incluem a restauração da Ponte Pênsil, a revitalização do Caminho das Esculturas e o acesso à Ilha da Unisa, conectando-se ao Espaço Japonês. Este último destaca as famílias de imigrantes japoneses que se estabelecem em Salto, com textos e fotos, apoiados pela comunidade japonesa local, o Consulado do Japão e diversas Associações Nipônicas.
O entorno do Complexo da Cachoeira foi fechado e agora conta com catracas para conferir o números de visitantes e gerar relatórios para o controle do fluxo de visitantes.
Foto: Prefeitura de Salto – Assessoria de Imprensa