Prédio histórico de Salto reunirá serviços de atendimento às mulheres
A Prefeitura de Salto está reformando o prédio histórico tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), que já abrigou importantes serviços da cidade e, até janeiro deste ano, funcionava como Centro Pop.
📲 Participe da nossa lista de transmissão e concorra a prêmios, clique aqui!
O local foi fechado em 23 de janeiro deste ano por apresentar condições precárias e inseguras tanto para o atendimento ao público quanto para o trabalho dos servidores.
Após um período de abandono, o espaço passa agora por uma ampla reforma para receber o Complexo de Atendimento à Mulher e à Assistência Social. O local concentrará diversos serviços essenciais, incluindo a Delegacia da Mulher, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Conselho Tutelar, serviços da Lei Maria da Penha, o Conselho da Mulher e um espaço destinado ao trabalho de todos os conselhos municipais.
“Um prédio que nasce com a vocação de auxiliar as mães que trabalhavam na Brasital, volta a dar esse suporte social para as mulheres e para a população”, destaca o prefeito José Geraldo Garcia.
História
Construído originalmente pela Brasital para atender filhos de funcionários, o prédio funcionou como creche até o seu fechamento. Posteriormente, sediou o INSS e, após ser incorporado ao patrimônio municipal, passou a ser a Secretaria da Cultura, oferecendo aulas de dança, teatro e outras atividades artísticas por muitos anos.