O Polo do Projeto Guri, em Salto, foi encerrado pela Gestão Santa Marcelina, responsável pelo projeto em todo o Estado.
📲 Participe da nossa lista de transmissão e concorra a prêmios, clique aqui!
Em comunicados aos pais de alunos, eles dizem que neste ano, em que o projeto completa 30 anos, haverá mudanças em alguns polos, sendo um deles em Salto. Segundo o texto, as aulas passarão a ser dentro de escolas municipais. Não é explicado quais escolas receberão as aulas e nem quantos professores/coordenadores serão responsáveis por esta implantação, apesar de a data já constar no documento: 1 de agosto, sexta-feira.
Em um perfil no Instagram, pessoas denunciam, de forma anônima, que o fechamento de polos tem sido constante em cidades menores do Estado, para chamar menos a atenção, se expandindo para o total fechamento.
“Dizem que estão indo para dentro das escolas ou oferecendo educação musical a distância apenas para disfarçar. Não haverá mais aulas de instrumentos. O que restará será apenas uma musicalização infantil básica, com apenas um professor por escola. Coordenadores e auxiliares foram demitidos.Os espaços de aprendizado musical estão sendo esvaziados. O que antes era um projeto completo, que transformava vidas por meio do ensino musical acessível e de qualidade, agora está sendo sucateado. E o mais grave: sem diálogo, sem transparência e sem considerar os impactos nas comunidades atendidas”, denuncia o perfil Guri Sem Cortes.
Em 2019, chegaram a anunciar o fim do projeto, mas diante da repercussão negativa, ele continuou.
Entramos em contato com a Prefeitura de Salto e com a Gestão Santa Marcelina e aguardamos retorno.