Região

Orquestra Ribeiro Bastos faz concertos em Itu com repertório de música brasileira dos períodos colonial e imperial

A Orquestra Ribeiro Bastos, uma das mais antigas instituições musicais das Américas, se apresenta em Itu neste fim de semana com dois concertos gratuitos dedicados à música brasileira dos períodos colonial e imperial.

📲 Participe da nossa lista de transmissão e concorra a prêmios, clique aqui!

Os eventos são uma realização conjunta do Instituto Cultural de Itu, Museu da Música – Itu e Orquestra Ribeiro Bastos, com apoio cultural da Igreja do Bom Jesus e das Irmãs de São José da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio.

No sábado (18 de outubro), às 19h30, na Igreja do Bom Jesus, o grupo apresenta obras do compositor ituano Elias Álvares Lobo, incluindo a Missa ao Senhor Bom Jesus — que completa 150 anos em 2025 — e o Credo II. O concerto homenageia os 60 anos do Coral Vozes de Itu e integra o Ano Maestro Tristão Mariano da Costa. As partituras de Elias Lobo, autor da primeira ópera brasileira em língua nacional, foram disponibilizadas pelo Museu da Música.

No domingo (19 de outubro), às 10h, a orquestra se apresenta na Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, com trechos de composições de Dom Pedro I, Carlos Gomes e de autores mineiros como Ribeiro Bastos, Padre José Maria Xavier e Presciliano Silva. Este concerto faz parte das homenagens pelo centenário de morte da Venerável Madre Maria Teodora Voiron.

As apresentações são gratuitas e não há necessidade de reserva de ingressos. A lotação máxima de cada local é de 200 pessoas.

Fundada no século XVIII, durante o auge da mineração em São João del-Rei (MG), a Orquestra Ribeiro Bastos mantém até hoje uma programação ativa, dedicada exclusivamente à execução de obras de compositores brasileiros. O grupo realiza mais de 150 apresentações por ano, incluindo a tradicional Semana Santa de São João del-Rei.

A orquestra possui vínculos históricos com antigas irmandades mineiras e traz a Itu parte de seu vasto acervo musical. Ao longo de sua trajetória, gravou dois discos e se apresentou em diversas cidades do país, incluindo uma passagem por Itu em 1982. Tornou-se conhecida nacionalmente por sua participação no funeral do presidente Tancredo Neves, em 1985.

Formada por músicos amadores e profissionais da comunidade, a Ribeiro Bastos preserva e divulga o repertório sacro de compositores como Lobo de Mesquita, Manoel Dias de Oliveira, Dom Pedro I, Carlos Gomes, José Maurício Nunes Garcia e o ituano Elias Álvares Lobo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!