O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, visitou a cidade de Salto na segunda-feira (16) onde esteve conhecendo o Projeto Cidade Rahamim, mantido pela Aliança de Misericórdia.
Dias destacou a estrutura oferecida e o trabalho realizado pelo projeto, que servirá de inspiração para ser replicado em outras cidades, através de parcerias com a iniciativa privadas. “Aqui eles têm moradia, escolas e oportunidade de desenvolver novos saberes. Além do contato com a natureza, muito benéfico para o momento que estão passando. Um modelo muito interessante de política de acolhimento e cuidado que podemos adotar em outras cidades do país”, falou o ministro em uma publicação nas suas redes sociais.
A Aliança de Misericórdia é uma Organização da Sociedade Civil de natureza filantrópica, fundada em 2000 na cidade de São Paulo, com o objetivo inicial de atender a população em situação de rua no centro da capital, oferecendo serviços emergenciais e básicos.
O projeto teve início em 2021, numa área de 630 mil metros. A cidade vai ter 321 casas com um modelo sustentável, tijolos de terra feitos no local, estrutura com madeiras reaproveitadas, painel fotovoltaico para geração de energia elétrica, coleta de água de chuva, utilização do gás produzido pelo esgoto para abastecer o fogão na cozinha.
O objetivo é que o local conte com uma escola, hospital, restaurante e até pequenas empresas. Mais de 100 pessoas trabalham como voluntárias.