O Ministério da Saúde apontou que menos da metade das crianças e adolescentes vacinados com a primeira dose retornaram para receber a segunda dose. Em Salto, das 2.065 doses aplicadas para iniciar os esquemas, somente 776 retornaram para a segunda dose.
“A procura pela segunda dose está muito baixa. Precisamos que os pais levem seus filhos para realizar a imunização contra a dengue”, informou a Secretaria de Saúde de Salto.
Pais e responsáveis podem levar crianças e adolescentes com faixa etária entre 10 e 14 anos para que tomem a segunda dose nas unidades de Saúde. As unidades funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30. A exceção é a unidade do Jardim Donalisio cujo horário é das 8h às 12h e das 13h às 15h30; e a Clínica das Nações Unidas, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 15h30. É necessário apresentar o cartão do SUS, carteira de vacina e documento com foto/CPF e acompanhante responsável.
Embora exista a vacina contra a dengue, o controle do vetor Aedes aegypti é o principal método para a prevenção e controle para a dengue e outras arboviroses urbanas (como chikungunya e Zika), seja pelo manejo integrado de vetores ou pela prevenção pessoal dentro dos domicílios.