Katia Auvray lança seu primeiro romance em Salto
A escritora Katia Auvray, que assina como KMAuvray, lança no dia 11 de dezembro o livro Fogos de raposa, sua estreia no gênero romance de ficção. A sessão de autógrafos ocorrerá das 18h às 21h, no Bistrô e Confeitaria Camila Martins, em Salto/SP.
📲 Participe da nossa lista de transmissão e concorra a prêmios, clique aqui!
Em seu oitavo livro, a autora se volta para temas que já atravessavam sua produção ensaística e jornalística: a relação entre memória, ética e futuro, agora sob a forma de uma narrativa distópica estruturada por símbolos, mitos e tensões contemporâneas. Ela parte da cultura Sami, povo originário da Lapônia, para construir uma reflexão literária sobre os limites da humanidade diante das transformações ambientais e tecnológicas.
Sem se deter na progressão linear dos acontecimentos, Fogos de raposa explora a ficção como território de questionamento. KMAuvray utiliza elementos míticos, informações científicas e dilemas éticos para examinar um mundo em desequilíbrio. Mais que um suspense ou uma aventura, o romance privilegia a interrogação de fundo como estratégia.
Ao comentar o processo criativo, a autora afirma que reunir, em uma única narrativa, a cultura dos povos originários, os eventos climáticos severos, a degradação do planeta e o avanço ilimitado da Inteligência Artificial a colocou diante de questões centrais da atualidade. Sobre a escolha estética de narrar a história a partir de um jovem Sami, acrescenta: “Entregar essa perspectiva a um personagem tão jovem e pertencente a um povo ancestral me obrigou a buscar equilíbrio entre rigor e imaginação”.
A obra conta com a edição da Mirarte e ilustrações do artista e produtor cultural Koba, que dialogam com o caráter simbólico e reforçam sua dimensão visual e poética.
Sobre a autora
Katia Mangualde Auvray (KMAuvray) é natural de Belo Horizonte, mas vive em Salto há mais de 30 anos. Historiadora, é autora do livro-reportagem Cidade dos Esquecidos (Ottoni, 2005; Mirarte, 2023), da coleção infantil Magia da História (Mirarte, 2012) e da obra Reflexões: pequenas notas sobre grandes temas (Mirarte, 2021). Integrou a equipe da Revista Campo & Cidade, onde atuou nas áreas de pesquisa e reportagem, além de participar de diversas antologias com artigos, crônicas e ensaios. Integra a Academia Saltense de Letras – ASLe como titular da cadeira 16, cuja patronesse é Cecília Meireles.
Serviço
Lançamento – Fogos de raposa
Autora: KMAuvray
Data: 11 de dezembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 18h às 21h
Local: Bistrô e Confeitaria Camila Martins
Endereço: Av. Dom Pedro II, 423 – Centro, Salto/SP
