Frente Parlamentar aponta série de problemas no Hospital Municipal de Salto
Em reunião na Câmara, na quarta-feira (3), a Frente Parlamentar da Saúde apresentou relatório que expõe graves falhas no Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Monte Serrat e no AME, ambos administrados pelo IGATS.
📲 Participe da nossa lista de transmissão e concorra a prêmios, clique aqui!
Os vereadores relataram infraestrutura precária, com infiltrações, mofo, janelas quebradas, parte elétrica comprometida e ausência de AVCB. Também destacaram equipamentos obsoletos ou danificados, como leitos, oxigênio, ultrassom e mobiliário hospitalar.
Na parte administrativa, foram apontados falta de profissionais especializados, sobrecarga de enfermeiros, escalas críticas de plantão, ausência de treinamentos e carência de EPIs. O hospital deveria ter 80 auxiliares de enfermagem, mas hoje conta com apenas 65. Além disso, a demanda de atendimentos é quase o dobro do previsto em contrato.
Entre as principais sugestões, estão: auditoria nas contas do IGATS, reforço no quadro de enfermagem, aquisição de novos equipamentos, modernização da estrutura, melhorias na climatização e criação de uma comissão permanente de avaliação da qualidade hospitalar.
A Frente Parlamentar seguirá acompanhando o caso até o fim do ano, quando apresentará novo relatório.