Em sua 10ª edição, o Festival Curta Salto – Festival do Primeiro Filme, que acontece entre os dias 23 e 26 de outubro, traz além das mostras competitivas, oficinas gratuitas em parceria com a Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo – SPCINE. As atividades são gratuitas e acontecem pela plataforma Zoom.
Serão duas oficinas, a primeira no dia 21 de outubro (segunda-feira), das 19h às 22h. Ministrada por Lilian Solá Santiago, idealizadora do festival a oficina “Produção do Primeiro Filme – Da ideia ao festival” tem como objetivo entendendo os limites e possibilidades deste tipo de produto no mundo do audiovisual.
Já no dia 22 de outubro (terça-feira), também das 19h às 22h, acontece a oficina “Distribuição de curtas-metragens no circuito de festivais”, com Flávia Rabachim. A atividade tem como objetivo principal o pensamento estratégico na exibição de um curta-metragem e também o “encontro da sua história com o seu público”.
As inscrições devem ser feitas no site do Festival.
Sobre as oficineiras
Lilian Solá Santiago é documentarista, pesquisadora e produtora cultural. Pioneira do cinema negro brasileiro, nos anos 2000 participou do Grupo Cinema Feijoada e estreou na direção com o filme documentário “Família Alcântara” (2006, com Daniel Santiago). Dirigiu mais de uma dezena de filmes que retratam, de forma pioneira, temáticas negras e indígenas de um ponto de vista decolonial, premiados no Brasil e no Exterior. Também atua no Ensino Superior de Cinema há mais de vinte anos. Como pesquisadora, é bacharel em História, Mestre em Integração da América Latina e Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicação e Artes, sempre pela Universidade de São Paulo (USP). Está na pré-produção do documentário de longa-metragem “Pega a Laço” e dirige projetos culturais em Salto.
Flávia Rabachim é graduada em Administração e Especialista em Produção Executiva. Profissional no mercado audiovisual brasileiro desde 2018, trabalha na divulgação de videoclipes e filmes curtos no circuito de festivais. Em 2020 foi responsável pela circulação do curta de animação “8 Patas”, em 64 festivais nacionais, 15 festivais internacionais e vencedor de 9 prêmios e do curta “SEED” selecionado em 32 festivais e vencedor de 6 prêmios. Trabalhou na exibição de mais de 15 curtas em festivais nacionais e internacionais, com diversas premiações. De 2019 a 2023, trabalhou com a distribuição de 32 projetos conquistando 115 prêmios. Produtora Executiva em projetos variados, prestando consultoria na formatação/elaboração de projetos culturais e atuando na divulgação no circuito de festivais audiovisuais nacionais e internacionais.
O Festival
O Festival Curta Salto conta neste ano com duas mostras: a inédita Mostra Sabiá – competitiva nacional de primeiros filmes; e a Mostra Taperá – competitiva regional de primeiros filmes, que abrange as macrorregiões de Sorocaba e Campinas.
Com uma programação rica e gratuita, o evento oferecerá exibições de filmes na Sala Palma de Ouro. A programação completa está no site.
1 Comentário
[…] na próxima semana o Festival Curta Salto, que chega à sua décima edição em 2024, com a missão de lançar talentos emergentes no […]