Na tarde desta quinta-feira (31), o prefeito de Salto, Geraldo Garcia, em coletiva de imprensa, afirmou que a cidade tem um déficit orçamentário de R$ 130 milhões, além de apontar degradação em alguns prédios e espaços públicos.
O Jornal de Salto procurou o ex-prefeito, Laerte Sonsin, que afirma que Geraldo tenta “terceirizar” a culpa por não poder cumprir suas promessas de campanha. Ele ainda diz que quando ganhou as eleições, justamente substituindo Geraldo, em 2020, também encontrou dívidas, mas “arregaçou as mangas e trabalhou.”
Veja nota na íntegra, abaixo:
“A bem da verdade, a atual gestão assumiu compromissos políticos e fez promessas que não poderá cumprir, por isso, tenta “terceirizar” a culpa, não assumindo as próprias responsabilidades, como já fizeram em outras ocasiões. Conforme comprovado, deixamos cerca de R$ 40 milhões em caixa, e além disso, somente de repasses estaduais e federais, a Prefeitura de Salto já recebeu mais de R$ 30 milhões no mês de janeiro, ressaltando ainda os impostos próprios desse período que já estão entrando nos cofres públicos, tais como IPTU e ISS.
Gastos correntes fazem parte da administração municipal, cabendo ao Gestor Público administrar os recursos e promover as ações necessárias.
Deixar de realizar atividades, por exemplo, sob o pretexto de “falta de dinheiro” é uma falácia, porque dinheiro há, bastando apenas administrar os recursos e não agir de forma temerária, como fizeram no passado.
A título de exemplo, quando assumimos em janeiro de 2021, havia um déficit orçamentário de cerca de R$ 40 milhões, bem como dívidas deixadas pelo gestor anterior, como é o caso da enorme dívida com o INSS, conhecida de todos, que consumiu mais de R$ 20 milhões, além de falhas contratuais que representaram prejuízos a administração municipal em mais de R$ 60 milhões, tudo isso sem contar contratos fundamentais e importantíssimos vencidos, como do Hospital, rescindidos ou não renovados e, para piorar, com os computadores da Prefeitura deletados e os armários vazios.
Arregaçamos as mangas e trabalhamos, pagando todos os compromissos, realizando todos os eventos tradicionais, servindo isso de sugestão à atual administração: arregaçar as mangas e trabalhar. Além disso, há contratos que precisam ser revistos, como é o caso da PPP do lixo, cujo custeio está acima do permitido por lei, procedimento esse que já iniciamos e que cabe a atual gestão, principalmente por obrigação com o cidadão saltense, dar continuidade, e isso com certeza melhorará, em muito, a situação financeira do Município.
Em resumo, não é verdade que nossa Gestão tenha sido omissa ou deixado a dívida citada, estando o orçamento municipal de acordo com as necessidades do Município, cabendo ao atual gestor fazer seu trabalho de gestão.”