Política

Discussão sobre acessibilidade traz à tona problemas na Câmara

Em celebração ao Setembro Verde, mês da luta pela inclusão da pessoa com deficiência, a Câmara recebeu a presença do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Salto, através do presidente Paulo Rogério Pacanaro, e também a integrante do Conselho, Bruna Abacherli, que usaram a Tribuna Livre para apresentarem as ações realizadas pelo Conselho neste mês.

📲 Participe da nossa lista de transmissão e concorra a prêmios, clique aqui!

Os vereadores também aprovaram um projeto de lei que destina a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos concursos públicos e processos seletivos do serviço público de Salto. De autoria da Dra. Grazi (PSB), o projeto visa aumentar o número de servidores com deficiência nas dependências da administração direta e indireta.

Entretanto, durante a discussão do projeto, a falta de acessibilidade na própria Casa de Leis voltou a ser tema. Dra. Grazi falou que serão necessárias várias mudanças estruturais para que a Lei possa ser cumprida. “A cidade deixou de ser inclusiva, quando o piso deixou de ser adequado; quando não tem uma regra para calçadas que forneçam acessibilidade, quando vemos que os equipamentos públicos não adaptados. Como vou trazer uma pessoa para trabalhar nessa Câmara se nem o banheiro é adaptado?”, disse.

Ela comentou ainda a presença da integrante do conselho, Bruna Abacherli, que ficou impossibilitada de utilizar a tribuna. “A Bruna não poderia fazer o uso da Tribuna, pois há um obstáculo. É o mesmo nos outros espaços públicos”, afirmou.

Ex-presidente da Câmara, Edival Preto (União Brasil) voltou a tocar no assunto da construção de uma nova Câmara, sobretudo após a devolução do prédio da Vaca Mecânica para a Prefeitura de Salto. Preto também mencionou os atuais problemas estruturais da Câmara de Salto.

“Foi uma vergonha e uma humilhação o que vimos nessa Casa hoje. Eu, com mais tempo de Casa, sei o que já passamos. Temos de ter uma reforma”

Fogos de artifício

Outro projeto aprovado na Câmara de Vereadores de Salto é o que institui a Campanha de Incentivo à utilização de fogos de artifício silenciosos em substituição aos artefatos de estampido. A proposta, de autoria do vereador Edemilson dos Santos (Podemos), não proíbe a soltura e a comercialização dos artefatos sonoros.

Mobilidade Urbana

No dia 24, a Câmara de Salto fará uma reunião temática para tratar sobre o Plano de Mobilidade Urbana, promovida pela Comissão de Organização, em conjunto com o Setor de Políticas Públicas do Legislativo saltense.

O debate ocorre durante a Semana Nacional de Trânsito e tem como objetivo incentivar junto à sociedade a conscientização dos condutores, ciclistas e pedestres para um trânsito mais seguro.

 Durante o encontro, será abordada a mobilidade para pessoas com deficiência, idosos, crianças, jovens e adultos, além de diretrizes para o sistema viário e de transporte coletivo, falta de calçadas acessíveis e outros assuntos relacionados ao trânsito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!