Comerciante que matou ladrão em Salto viu o homem lutando com seu filho
Um assalto a um mercado em Salto terminou com um suspeito morto e um adolescente apreendido na noite de sexta-feira (12), conforme noticiado pelo Jornal de Salto no mesmo dia.
📲 Participe da nossa lista de transmissão e concorra a prêmios, clique aqui!
Porém, segundo informações do boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil, a situação foi ainda mais tensa, já que o comerciante viu o homem armado e em luta corporal com seu filho, que o ajudava trabalhando no local.
Conforme o documento, dois indivíduos, sendo um deles menor de idade, chegaram ao estabelecimento comercial em uma motocicleta furtada no dia anterior. Armado com um revólver calibre .22, o homem assassinado anunciou o assalto e rendeu o jovem, filho do comerciante, que trabalhava no caixa.
Durante a ação criminosa, houve luta corporal entre os dois. O pai do rapaz, que estava no banheiro do mercado, ouviu os gritos e acessou uma pistola calibre 9 mm devidamente registrada e guardada em cofre. Ao sair, deparou-se com o filho sendo ameaçado pelo criminoso e efetuou disparos contra o ladrão, que caiu ao solo e morreu no local.
Ainda segundo o boletim, o adolescente conseguiu fugir levando a arma do comparsa, mas foi localizado em seguida pela Guarda Civil Municipal de Salto, quando tentava acionar um carro de transporte via aplicativo. Com ele, os agentes apreenderam o revólver usado no crime, que estava municiado com cartuchos “picotados”, ou seja, que falharam ao ser disparados.
A Polícia Civil concluiu que a conduta do comerciante se enquadra em legítima defesa, conforme previsto no artigo 25 do Código Penal, já que ele agiu para proteger o filho e demais familiares que estavam no local. A arma do comerciante foi entregue voluntariamente às autoridades, junto com a documentação legal.
O adolescente foi apreendido e responderá por ato infracional análogo a roubo majorado.