Negócios

Centro Tecnológico investe R$ 57 milhões em Salto

O Gandini Centro Tecnológico, localizado em Salto, divulgou um novo ciclo de investimento, da ordem de R$ 57 milhões, com o objetivo de duplicar sua capacidade de atendimento.

📲
Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!

Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.

👉 Entrar no grupo do WhatsApp

Em operação desde setembro de 2019 como laboratório veicular reconhecido pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e acreditado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o local realiza testes de emissões de gases, consumo de combustível e emissões evaporativas, em veículos a gasolina, flex, diesel e híbridos, além de eficiência energética para homologações de veículos elétricos, a mais nova tendência do mercado automotivo.

A grande novidade fica por conta do atendimento ao segmento de duas rodas, ao oferecer ensaios conforme o Promot, além do atual Proconve.

“Em 2019, iniciamos as atividades do laboratório com investimento de R$ 55 milhões, depois mais R$ 10 milhões em melhorias de processo e atualização de equipamentos, em nova câmara SHED, equipamento RDE e nova máquina de ORVR (teste de vapor no reabastecimento). Agora, o novo investimento se faz necessário porque houve aumento substancial de novos entrantes no mercado brasileiro. Nos últimos dois anos, o Gandini Centro Tecnológico vem operando em capacidade plena em três turnos”, argumenta José Luiz Gandini, presidente do Grupo Gandini, “além disso, identificamos crescente necessidade de homologações de motocicletas. Por isso, decidimos incluir mais este serviço no escopo do laboratório”.

O novo investimento será destinado à duplicação da área de teste do laboratório, com a criação de uma célula de testes totalmente nova e completa para veículos de quatro rodas e de duas rodas. O projeto consiste em novo dinamômetro AVL, mesma marca da atual, sistema de análise de gases, particulados, aldeídos, álcool não queimado, opacidade, bem como consumo de combustível e eficiência energética.

Além de equipamentos de emissões, serão ampliadas as áreas de condicionamento e anexas, permitindo elevado fluxo de veículos para atendimento não somente a homologações, mas também aos ensaios COP, de conformidade de produção, exigidos semestralmente para veículos com vendas superiores a 1.000 unidades. O investimento possibilitará ainda o alinhamento às mais novas normas EURO/WLTP e ensaios de motocicletas. Vale lembrar que o laboratório é certificado pelas normas internacionais SO 17025 e pela VCA.

Escopo do laboratório 

O Gandini Centro Tecnológico tem como principal atividade submeter veículos leves (ciclos Otto e Diesel), por meio de dinamômetros, aos ensaios de emissões exigidos pela legislação brasileira no processo de Homologação Veicular, que compreendem testes de emissões gasosas, consumo de combustível, emissões evaporativas, análise de aldeídos (álcool não queimado e medição de opacidade) e ensaios EURO para países do Mercosul.

O laboratório está capacitado também para realizar análises de gases em condições de tráfego real (ETR ou RDE) e por meio de rotas reconhecidas e homologadas pelo Ibama e seus agentes.

“O Gandini Centro Tecnológico possui sistemas de medição de emissões e eficiência energética de última geração, capazes de realizar ensaios de homologação completos tanto para o Brasil quanto para o Mercosul. Aliás, é um dos poucos laboratórios a desenvolver o ciclo completo de homologação, além de ser referência nacional em veículos híbridos e elétricos”, explica Gabriel Loureiro, diretor técnico da empresa, “com esse investimento, o laboratório se colocará mais uma vez à frente da indústria, ao oferecer a possibilidade de homologação, pesquisa e desenvolvimento de veículos e motocicletas em todo o território nacional”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!