Secretário Estadual promete regularizar distribuição de medicamentos de alto custo
O secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva, esteve em Itu nesta quinta-feira (22) para participar da reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsAppSalto é uma das cidades em que os remédios tem sido entregues com muito atraso, prejudicando tratamentos de pessoas já com estado de saúde debilitado.
Durante o encontro, Paiva anunciou uma força-tarefa para normalizar a entrega de medicamentos na região. A distribuição, que é centralizada em Sorocaba, funcionará ininterruptamente por 24 horas nesta sexta-feira (23), sábado (24) e domingo (25), com o objetivo de atender todos os municípios da RMS.
“Sabemos que há pessoas aguardando esses medicamentos. Por isso, excepcionalmente, as farmácias funcionarão 24 horas para ampliar o atendimento. Também estamos em contato com os municípios para que, se possível, façam a retirada fora do horário comercial, ajudando a atender a população e a evitar filas”, afirmou o secretário.
De acordo com Paiva, o problema que afetou a distribuição de medicamentos às farmácias de alto custo da região foi de ordem logística. A situação ocorreu após a troca do operador logístico do Estado, determinada por decisão judicial.
“Fomos obrigados a trocar o operador logístico e essa mudança ocorreu em novembro, o que gerou dificuldades na distribuição dos medicamentos em dezembro”, justificou.
Segundo ele, o abastecimento da região de Sorocaba estará totalmente normalizado até segunda-feira, isto inclui as cidades de Itu e Salto.
Após a regularização, será feito o agendamento para que os pacientes possam retirar os medicamentos em seus respectivos municípios. Como há uma demanda acumulada, o atendimento completo deverá levar algum tempo até que todos recebam os remédios em atraso.
