O SAAE de Salto emitiu um comunicado em sua página oficial alegando que quedas de energia constantes estão prejudicando o abastecimento de água para a maioria da população. Os problemas persistem desde sexta-feira (29) e intereferem no bombeamento e adução de água do manancial do Ribeirão Piraí até a ETA Bela Vista.
“A instabilidade elétrica persiste na região, com várias oscilações de energia sentidas na manhã desta terça (3). É importante lembrar que a casa de bombas dispõe de potentes geradores, mas como a vazão de captação é constante, de 350 litros por segundo, mesmo um intervalo curto – de minutos – entre a queda e o acionamento automático dos geradores acaba trazendo consequências importantes em todo o sistema hídrico”, informou a autarquia.
Por conta das frequentes quedas de energia, um painel de energia foi substituído e um motor passou por manutenção após apresentar avarias.
De acordo com o SAAE, o sistema só deve ser normalizado em alguns dias. Até lá, a autarquia promete medidas paliativas, com manobras e envio de caminhões pipa para o abastecimento emergencial de escolas, residências, unidades de saúde e demais imóveis.
“O SAAE está atento e monitorando a situação e o impacto dela na sustentação dos reservatórios de água, alguns dos quais precisam ser fechados com mais frequência devido à menor quantidade de água que tem chegado à ETA Bela Vista para tratamento”, completou.
Os moradores que estiverem enfrentando problemas no fornecimento de água devem contatar a autarquia através do número 0800 7796 300.