A Polícia Civil de Itu deflagrou, na terça-feira (24/06), a Operação Libertas Animalium, com foco no cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça de Salto, como parte de uma investigação sobre crimes ambientais — em especial, a manutenção irregular de animais da fauna silvestre brasileira. Duas pessoas são alvos da apuração.
📲 Participe da nossa lista de transmissão e concorra a prêmios, clique aqui!
Em uma das diligências, realizada no Jardim Marília, em Salto, os policiais apreenderam nove pássaros silvestres: sete da espécie Trinca-Ferro e dois da espécie Coleira. Parte das aves estava sem anilhas ou sem a documentação obrigatória, e foi constatada possível adulteração em algumas das anilhas, fato que será investigado separadamente.
Em outro endereço, desta vez no bairro Parque Nossa Senhora da Candelária, em Itu, foram localizadas duas serpentes da espécie Corn Snake, originárias de fora do país e cuja posse é proibida pela legislação ambiental brasileira. Assim como as aves, os répteis também não tinham qualquer documentação legal.
Todos os animais foram apreendidos e encaminhados ao Centro de Reabilitação Núcleo da Floresta, onde permanecerão sob cuidados adequados, conforme auto de depósito lavrado.
As investigações seguem para apurar a origem dos animais e identificar eventuais conexões entre os investigados, bem como a possível participação deles em um esquema ilícito de tráfico ou manutenção irregular de espécies silvestres e exóticas.