Segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), 12.593 proprietários de veículos ainda não realizaram o pagamento do IPVA 2024. Isso representa uma dívida de R$ 13,7 milhões junto ao Estado.
O número de veículos que estão com irregularidades representa 14% de toda a frota da cidade de Salto, que até 2023 era de 89.645 veículos.
De acordo com o Serasa, em todo o Brasil, cerca de 17 milhões de brasileiros (42,2%) ainda estão em dívida com o imposto de 2024.
O que acontece com quem não pagou?
Quem não pagou o IPVA pode ter o nome inserido na Dívida Ativa do Estado de São Paulo e não poderá licenciar o veículo, o que impede a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) e A falta de pagamento do IPVA unicamente não é motivo para apreensão do veículo.
Como pagar o IPVA atrasado?
Os proprietários que não quitaram o pagamento do IPVA deverão pagar uma multa e juros sobre o valor da alíquota. O imposto pode ser pago pela internet ou nas agências da rede bancária credenciada, através do serviço de autoatendimento e seguir as instruções. Há a opção de pagamento via Pix. Para utilizar a modalidade, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR Code, que servirá para o pagamento.