A Coligação “Pra Frente com Você”, que tem como candidato o atual prefeito Laerte Sonsin Jr. pediu à Justiça Eleitoral a impugnação da candidatura do ex-prefeito de Salto e concorrente na eleição em 2024, Geraldo Garcia (Progressistas).
Na sexta-feira (6), o promotor eleitoral Jacques Marcel Abramovitch cita a condenação de Geraldo Garcia por improbidade administrativa e reprovação das contas públicas enquanto prefeito.
Geraldo Garcia teve as contas referentes a 2012 rejeitadas pois promoveu a compensação de crédito previdenciário no valor de R$ 8,9 milhões, mas que, devido as multas, gerou uma dívida de R$ 23 milhões ao município. “Temos conduta francamente ilegal, de repercussão desastrosa para as demais gestões, que redundou em um aumento de dívida original em aproximadamente 260%, e caracteriza de modo indisputável irregularidade insanável, representada por ato doloso de Improbidade Administrativa, geradora de grave dano ao erário, requisitos suficientes à inelegibilidade”
Por conta disso, Geraldo teve suas contas reprovadas em 2015, ficando inelegível por 8 anos a partir de 2016. O prazo, segundo a defesa do candidato, terminaria em 2024, o que permitiria assumir a Prefeitura de Salto a partir do ano que vem. Porém, o impugnante entende que, devido aos pedidos de liminar, esse prazo deveria ser estendido até 2027.
A Coligação “Salto tem Jeito”, que apoia Geraldo Garcia nas eleições divulgou uma nota nas redes sociais, informando que apresentara a defesa e não vê possibilidade de a impugnação prosperar. “Todos os processos, decisões judiciais e o tempo decorrido já analisados anteriormente confirmam a total lisura, cabimento e viabilidade de candidatura que lidero, sem qualquer indício de inelegibilidade”, afirma a nota.