As unidades de saúde de Salto estão sem vacinas contra a Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde da cidade. A Prefeitura não informou há quanto tempo as vacinas estão em falta e disse não haver previsão de recebimento de mais doses por parte do Departamento de Imunização do Estado.
A falta do imunizante contra a Covid não é um problema exclusivo de Salto. Diversos municípios e estados estão enfrentando a falta das vacinas ao menos desde outubro.
Segundo o Ministério da Saúde, responsável pela distribuição da vacina, o estado de São Paulo recebeu 233 mil doses de vacinas contra a Covid-19 entre outubro e novembro. Além disso, estão previstas “mais 8 milhões de doses para distribuição aos estados na primeira quinzena de dezembro, garantindo estoque suficiente para até seis meses”.
Ainda conforme o Ministério, os imunizantes são distribuídos conforme a adesão da população à vacinação para evitar o desperdício.
O governo de São Paulo solicitou 500 mil doses em outubro, mas recebeu menos da metade. Outras 150 mil doses foram solicitadas em novembro, mas apenas 23 mil foram recebidas e distribuídas aos municípios.