O vereador Cícero Landim, do União Brasil, afirmou que pacientes estão sofrendo com a falta de medicamentos na rede municipal de Saúde de Salto. As reclamações ocorreram durante o uso da tribuna na sessão de Câmara, ocorrida na terça-feira (10).
Entre os medicamentos que estão em falta, Cícero destacou a insulina, essencial para os portadores de diabetes; medicamentos para o tratamento de fibromialgia (dores crônicas por todo o corpo); e remédios utilizados pelos autistas.
“Hoje não temos insulina para os diabéticos. Se (os pacientes) não comprarem, poderão ter sérios problemas. Tá faltando o remédio para quem tem fibromialgia. Tá faltando medicamento para os autistas. Como recebemos essas informações do cidadão é porque não tem. Ninguém ia inventar”, disse.
Landim reclamou ainda da falta de posicionamento por parte da Secretaria de Saúde, mesmo com um requerimento aprovado pela Câmara. “Temos denunciado semana a semana e ninguém da Secretaria de Saúde se manifesta. Tem um requerimento aprovado por essa casa para dar explicações sobre a falta de insulina, já faz três semanas. Que raio de administração é essa?”, afirmou.
A Secretaria de Saúde informou, após ser questionada, que os pacientes assistidos com insulinas regulares, NPH e insumos da atenção básica, estão sendo assistidos em dia. “Os pacientes que apresentam indicação de um tratamento diferenciado do que é fornecido pela atenção básica, foram assistidos na parte de medicação em 100% no mês de julho, e na parte de insumos foram atendidos em 80%. Sendo que 20% remanescentes, receberam a oferta de insumo semelhante, mas optaram em não aceitar”, informou.
Quanto aos medicamentos sobre fibromialgia e para autistas, a Secretaria informou que existem várias formas de tratamento, sendo que o atendimento é via Farmácia CEAF (Componente Especializado da Assistência Farmacêutica), pela qual a responsabilidade de abastecimento é do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.
Por fim, a Secretaria de Saúde e a equipe da Assistência Farmacêutica disseram estar à disposição para atender, acolher e orientar os pacientes.