A Câmara da Estância Turística de Salto realizou, na terça-feira (11), uma sessão solene comemorativa ao Dia Internacional da Mulher. Neste ano, foram homenageadas: Alice Bethiol Bordini, Isabel Cristina de Oliveira e Suzana dos Santos Lamana.
Na cerimônia, foi feita a leitura do histórico das três homenageadas, as quais receberam vasos de flor e certificados dos representantes do Poder Legislativo. As mulheres que estavam no público também receberam botões de rosa dos vereadores.
A Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher realizada pela Câmara de Salto foi instituída pelo Decreto Legislativo nº 02 de 2016.
O evento contou com a presença dos parlamentares da Câmara de Salto: Clayton Aparecido dos Santos “Clayton Bispo” (Progressistas), Almir de Melo Santos “Almir da Adega” (PRD), Antônio Moreira Sobrinho (PL), Arildo Guadagnini (Democracia Cristã), Edemilson Pereira dos Santos (Podemos), Edival Pereira Rosa “Preto” (União Brasil), Graziela Costa Leite “Dra. Grazi” (PSB), Henrique Balseiros Chamosa Neto (PL), Luzia de Fátima Izidório Vidal (PSB), Michel Oliveira Rodrigues da Silva “Chell” (PT) e Rogério dos Santos Filho “Dr. Rogério Pinheiro” (Solidariedade).
Parentes e amigos das homenageadas também prestigiaram a solenidade, tendo ainda a participação do prefeito de Salto, Geraldo Garcia; e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Andrea Dias Ferreira.
Sobre as homenageadas:
Alice Bethiol Bordini – Nasceu em Salto. Proprietária da Padaria Aliança, local onde trabalhou por décadas na confeitaria. Iniciou a sua carreira profissional como operária na tecelagem aos 14 anos. Em 1954, seu pai adquiriu uma padaria, um prédio modesto, porém bem localizado. A senhora Alice foi a confeiteira responsável, criando novas receitas, inclusive o famoso bolo de nozes. Ao longo dos anos fez diversos cursos de confeitaria. Também atuou como catequista, preparando crianças e adolescentes para 1ª eucaristia, e ainda atuou na coordenação de encontros de casais.
Isabel Cristina de Oliveira – Nasceu em Salto. É aposentada e atua como presidente da Adefis (Associação dos Deficientes Físicos de Salto), onde é voluntária há 28 anos, com diversos projetos beneficiando a comunidade. Aos três meses de vida teve poliomielite, após tratamento e cirurgias foi melhorando e com sete anos começou a sentar e se alimentar sozinha. Em 2005, mesmo com a mão esquerda comprometida, deu aula de crochê para um grupo de mulheres. Com muita dedicação, em 2008, finalizou os estudos.
Suzana dos Santos Lamana – Nasceu em Salto. Graduanda do último semestre de Letras (Libras e Língua Portuguesa) e possui Proficiência em Interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Foi uma das fundadoras da Aspas (Associação Saltense de Pais e Amigos dos Surdos) no ano 2000. Trabalha como intérprete de libras desde 2008. Atualmente realiza projetos da associação atuando com crianças e adolescentes surdas; e atua em empresas privadas na função de intérprete, quando solicitada para serviços aos colaboradores com surdez.