O prefeito eleito de Salto, Geraldo Garcia, apresentou na tarde desta quinta-feira (5), em um espaço no centro da cidade, os seus secretários municipais para a gestão 2025-28.
Ele destacou que haverá uma reforma administrativa, em que a atual Secretaria de Obras deixará de ser de Serviços Públicos, setor que passará a integrar a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O responsável pela Pasta ainda será anunciado.
Outra mudança será o setor de Comunicação, antes vinculado ao de Governo, que agora faz parte de Turismo e terá como responsável a jornalista Iara Bortoluci, uma das cinco mulheres a serem escolhidas para o alto escalão, entre os quinze nomes da equipe.
Iara já trabalhou como assessora de imprensa na gestão de Geraldo em anos anteriores e é considerada pessoa de confiança do prefeito, assim como a maioria dos nomes, que já fizeram parte de seu governo.
A novidade será apenas o Secretário de Assuntos Jurídicos, Felipe Kormann Stefani; além do vice-prefeito, Fábio Jorge; Cláudia Barichello, que trabalhou com Geraldo na Fiec em Indaiatuba; e Nicolau Santarém, que já foi delegado em Salto.
Duas servidoras têm experiencia na gestão púbica mas iniciam agora como equipe do Geraldo: Cláudia Eliane Pastorello foi concursada na secretaria de Saúde até 2020; e Márcia Villegas que foi diretora de Vigilância Sanitária e nos departamentos de Projetos Estratégicos e Planejamento Urbano.
Confira abaixo os nomes e suas trajetórias profissionais:
Secretaria de Ação Social e Cidadania – Cláudia Barichello
Formada em Serviço Social pela Faculdade Salesiana Dom Bosco e em Direito pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas. Tem especialização em Administração de Recursos Humanos e em Direito Público e Privado pela Faculdade Damásio de Jesus. Já atuou em vários setores como assistente social e encarregada de recursos humanos; foi professora no CEUNSP – Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio e na FIG UNIMESP; e coordenadora e professora de Polo do Projeto NOVOTEC/EPP na FIEC de Indaiatuba.
Secretaria de Administração – Michel Hulmann
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e em Direito pela Faculdade de Direito de Itu (FADITU). É pós-graduado em Licitações e Contratos e atualmente cursa mestrado em Administração Pública. Procurador de carreira do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Salto (SAAE) e na Prefeitura de Salto já exerceu os cargos de Secretário de Administração e Governo Digital, Chefe de Gabinete, Diretor de Recursos Humanos e Corregedor da Guarda Civil Municipal. No SAAE, ocupou as funções de Chefe de Gabinete, Diretor Administrativo, Técnico e Comercial.
Secretaria de Cultura – Sandro Bergamo
Empresário; há mais de 30 anos atua na área cultural como diretor; é ator profissional, promotor de eventos artísticos, produtor de moda, estilista e preparador de elenco. É diretor da agência de modelos Fetiche Models; foi presidente do conselho da Associação Cultural de Salto e do Teatro e Espaço Cultural Montécnica; e coordenador do Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte – CEC. Atuou como Secretário de Cultura de 2017 a 2020 durante a administração de Geraldo Garcia
Secretaria da Defesa Social – Nicolau Santarém
Advogado, formado pela Faculdade de Direito de Itu em 1982. É pós-graduado em Direito Processual Penal pela mesma faculdade. Em 1984 foi aprovado no concurso de Delegado de Polícia, tornando-se, na época, o Delegado de Polícia mais novo do Estado de São Paulo, onde inclusive atuou por 38 anos. Durante esse período fez diversos cursos de especialização e atualização pela Academia de Polícia e atuou como delegado titular em várias cidades, inclusive em Salto.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Inovação – o também vice-prefeito Fábio Jorge
Economista, formado pela Puc-Campinas, trabalhou no mercado financeiro na XP Investimentos e foi professor da Escola Humanidade, a conhecida “Guardinha”. Em 2017, durante o terceiro mandato do Prefeito Geraldo Garcia, aos 21 anos de idade assumiu o cargo de diretor na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Salto. Em 2020 se candidata a vereador pela segunda vez e é eleito como o mais votado da história de Salto. Em 2024 recebe o convite para ser candidato a vice-prefeito de Geraldo Garcia e é eleito para o mandato de 2025 a 2028.
Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Márcia Mendes Villegas
Graduada em Engenheira civil e sanitarista, com Pós graduação em Meio Ambiente, e em Engenharia de Segurança do Trabalho. Tem mais de 20 anos de experiência em gestão de obras particulares e públicas, passando inclusive por cargos como Diretora de Vigilância Sanitária e dos Departamentos de Projetos Estratégicos e Planejamento Urbano. Foi Secretária de Planejamento em Itupeva e também em Salto durante a gestão do Prefeito Geraldo Garcia.
Secretaria de Educação – Fernanda Barbutto
Pedagoga com habilitação em Gestão Escolar e Pós-graduada em Psicopedagogia com Contexto Inclusivo. Professora da Rede Municipal de Salto há 32 anos. Durante sua trajetória na Prefeitura ocupou os cargos de: Coordenadora Pedagógica e Assistente de Direção; de Diretora de Escola; Chefe de Gabinete da Secretaria da Educação e Secretária de Educação durante o terceiro mandato do Prefeito Geraldo Garcia.
Secretaria de Esportes e Lazer – Eliano Apolinário de Paula
Vereador em Salto por cinco mandatos, sendo presidente da Câmara entre 2011 e 2012. Há muitos anos participa ativamente das questões esportivas da cidade, como: presidente do Clube Atlético Bela Vista; presidente do Clube dos Veteranos Saltense; presidente do Guarani Saltense Atlético Clube; diretor profissional de futebol da Associação Atlética Saltense; diretor de futebol feminino do Palmeiras Ceunsp. Foi Secretário de Esportes no segundo e também no terceiro mandato do Prefeito Geraldo Garcia.
Secretaria de Finanças – Cláudia Pastorello
Formada em Direito pela Faculdade de Direito de Itu, em 1991 e no curso de técnico de contabilidade. Iniciou na Prefeitura de Salto por concurso público em 1990 trabalhando na Secretaria da Saúde até dezembro de 2020. Atuou em diversas áreas, como Processos de Acreditação, Avaliação e Auditoria de Sistemas e Serviços Públicos de Saúde do SUS, novas normas para execução e prestação de Contas de Convênio e de Contratos de Repasse, entre outros.
Secretaria de Governo – Gilmar Mazetto
Advogado, formado pela Faculdade de Direito de Itu em 1987. Atuou durante 11 anos na Empresa Eucatex, em escritórios de advocacia e foi diretor do DERSA/DER em São Paulo. Entrou para a vida pública em 1997 como Secretário de Governo, cargo este que voltou a exercer em 2005 e também durante os 3 mandatos de Geraldo Garcia (2005-2012 e 2017-2020). Foi coordenador de várias campanhas políticas municipais e estaduais.
Secretaria de Meio Ambiente – José Antônio Luciano
Engenheiro Florestal, formado pela Unifenas, em Alfenas MG em 1985, e pós-graduado em Gestão Agroambiental. Já atuou em vários setores na iniciativa privada em cargos como de gerente florestal, operacional e industrial; e foi professor universitário. Na Prefeitura de Salto trabalhou como consultor autônomo em várias atividades e foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente.
Secretaria de Assuntos Jurídicos – Felipe Kormann Stefani
Advogado, graduado pela Faculdade de Direito de Itu em 2016. Já atuou em escritórios de advocacia e foi assessor jurídico no Hospital Nossa Senhora do Mont Serrat. Desde 2022 é sócio proprietário Boemer, Marton e Kormann Sociedade de Advogados.
Secretaria de Obras – ainda será definido
Secretaria de Saúde – Fernando Amâncio Camargo
Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia São Luís e Pós-Graduado em Gerente de Cidades pela FAAP. Iniciou sua carreira no setor público na cidade de Embu das Artes onde atuou na área contábil das Secretarias de Saúde e de Finanças, e também foi Secretário Adjunto de Finanças e Secretário de Administração. Trabalhou também nas Prefeituras de Carapicuíba, Bragança Paulista e Taubaté, atuando à frente da Secretaria de Finanças. Em 2017, durante o mandato de Geraldo Garcia, foi nomeado na Prefeitura de Salto, onde atuou como Secretário de Administração, de Finanças e de Saúde.
Secretaria de Turismo e Comunicação – Iara Bortoluci
Jornalista, formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Puc-Campinas há 18 anos. Já atuou na mídia impressa (jornais e revistas) e televisiva; na produção de roteiros para programas de TV e redes sociais; e assessoria empresarial. Há mais de 15 anos trabalha em comunicação e marketing político. Faz parte da equipe de comunicação do Prefeito Geraldo Garcia desde o seu primeiro mandato, inclusive na assessoria de imprensa da Prefeitura e como diretora de comunicação.
SAAE Salto – César Piva
Formado em Administração de Empresas, Técnico em Química e pós-graduado em Direito Ambiental. Atuou por 10 anos na iniciativa privada e iniciou sua carreira pública na Secretaria de Obras e Serviços Públicos, onde assumiu os cargos de chefe de gabinete e também de Secretário Municipal da pasta. Retornou à Prefeitura no terceiro mandato de Geraldo Garcia como Secretário de Meio Ambiente.